Datafolha revela dados e hábitos de brasileiros que investem em criptomoedas

Categorise


Tags


Investimentos em criptomoedas

Nesse modelo, você pode comprar ativos como Bitcoin, Ethereum e outros com isenção de Imposto de Renda em vendas mensais de até R$35.000 reais. Investir em criptomoedas já foi visto como algo extremamente complexo, reservado para um número restrito de pessoas ou investidores. Com ferramentas práticas, acesso simplificado e opções que atendem a diferentes perfis de investidores, o mercado de criptoativos se tornou acessível para todos.

Bitcoin ou outras criptomoedas?

Mas o investidor deve certificar-se de que as corretoras estão, de facto, a comprar as criptomoedas e não a investir em produtos financeiros que tentam replicar as variações das moedas virtuais. As alphacoins são criptomoedas com grande potencial de valorização, caracterizadas por cotações iniciais baixas e um crescimento potencialmente exponencial no médio e longo prazo. Esses ativos representam uma oportunidade única para investidores que buscam multiplicar seu patrimônio investindo em criptomoedas. O mercado de criptomoedas tem sido uma das alternativas mais lucrativas para quem busca retornos exponenciais.

  • • Esta mudança reflete uma tendência crescente em direção à diversificação de investimentos, à atratividade de criptoativos e à simplificação de plataformas de criptomoedas como a Bit2Me.
  • A bitcoin, a mais conhecida e apetecida das moedas digitais, tem sido sinónimo de vertiginosas valorizações.
  • Recorde-se que uma stablecoin é uma criptomoeda cujo valor não varia, ou seja, o emitente garante devolver sempre 1 dólar em troca de 1 unidade de stablecoin.
  • Destacamos de seguida cinco “minas e armadilhas” a que os investidores devem ficar atentos, para não sofrerem perdas colossais.

O que você precisa saber antes de investir em criptomoedas?

Há cobranças caso os usuários desejem ter uma confirmação mais rápida das operações pelo sistema. A rede Solana é amplamente utilizada para criação de ativos digitais, NFTs e aplicativos descentralizados (DApps), e também nas transações financeiras. Por conta do Investimentos em criptomoedas processamento mais rápido de transações, o Litecoin é considerado uma alternativa melhor para a realização de operações no dia a dia. Já o Litecoin foi projetado para produzir mais unidades, com um limite de 84 milhões de moedas, contra 21 milhões do Bitcoin.

Quais os riscos de segurança das plataformas de criptomoedas?

Isso pode ser feito manualmente ou com a ajuda de ferramentas automatizadas. Essa estratégia pode ser lucrativa devido às diferenças de preços que podem existir entre as exchanges de criptomoedas. Por exemplo, o preço do Bitcoin pode ser diferente em duas exchanges devido a fatores como a oferta e demanda, as taxas de câmbio e as taxas de negociação.

Comprar criptomoedas ou investir através de ETF?

Em termos de dimensão, considerámos as plataformas com mais de um milhão de clientes ativos. Por fim, a autorização dos reguladores, sem a qual as plataformas não podem operar em Portugal. A XTB e a Degiro, duas plataformas que disponibilizam uma vasta gama de produtos de investimento, não foram incluídas no estudo, pois só permitem o investimento indireto através de CFD (XTB) e ETN (Degiro). Numa fase inicial, foque-se nas moedas virtuais com maior capitalização de mercado. O seu histórico revela que são menos voláteis em comparação com outras.

Gerenciamento de Risco

Investimentos em criptomoedas

A capitalização de mercado de uma cripto é o preço de cada moeda multiplicado pela quantidade de ativos disponíveis. Esse valor é um indicativo de certa maturidade de uma cripto no mercado. Criptomoedas são investimentos de alto risco, por isso é preciso muito cuidado na hora de escolher um desses ativos para aplicar o seu dinheiro. Investir em criptomoedas ainda é bem diferente das aplicações na Bolsa de Valores, apesar de existirem algumas semelhanças. Por exemplo, a influência da lei da oferta e da demanda sobre os preços dos ativos afeta tanto ações quanto moedas digitais. No sistema peer-to-peer, um comprador entra em contato com o vendedor e cota o valor ou a quantidade de moedas digitais que deseja comprar.

Por que diversificar a carteira de criptoativos?

Em outras palavras, apesar da segurança do blockchain, sempre haverá riscos a serem considerados na hora de investir. Por isso pesquise bastante, escolha com cuidado onde e como você vai aplicar e comece aos poucos. Só restam 10% dos Bitcoins a serem criados no mercado, o que deixa essa criptomoeda cada vez mais escassa. E, acima de tudo, ter consciência de que esse é um investimento de alto risco e com grande volatilidade, ou seja, o preço sobe e desde o tempo todo.

QUERO TER ACESSO À LISTA DAS MELHORES CRIPTOMOEDAS PARA TER A CHANCE DE GANHAR DINHEIRO

Desde a criação do Bitcoin – a mais famosa delas – muitas outras já surgiram e se tornaram relevantes nos últimos anos. Esta tecnologia permite que as transações sejam transparentes, imutáveis e seguras (através da tecnologia, e sem a necessidade de intermediação humana, evitando assim erros ou manipulações). Cada transação é registada num “bloco” que é adicionado a uma cadeia de blocos (blockchain em inglês), distribuída por múltiplos nós em todo o mundo.

FXGuys atrai traders globais com recursos de staking e trade2earn

Isto implica não só conhecer os prós e os contras das criptomoedas, mas também perceber que não pode arriscar todas as suas economias neste tipo de negócio. Deve também perceber se a plataforma que usa é credível ou se existem queixas ou até suspeitas de crime. A aquisição pode ser feita através de plataformas online que trocam moeda tradicional por criptomoedas ou que permitem cambiar diferentes criptomoedas.

Escolher corretora e abrir conta

No Brasil, os fundos de varejo, destinados a investidores pessoa física, precisam seguir a regra da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que determina que eles tenham exposição máxima de 20% a criptomoedas. Por outro lado, os fundos profissionais podem ter até 100% de criptoativos. “Não há boas alternativas ao investimento” em criptomoedas como a Bitcoin, garante Pedro Borges. “Nenhuma outra alternativa financeira assegura a posse do ativo e o total controlo sobre o mesmo. Assim, ao investir, por exemplo, num ETF do Bitcoin, só está a aproveitar a oscilação positiva ou negativa do preço, mas nunca possui realmente o ativo”, explica o CEO da Criptoloja.

Trata-se do primeiro sistema de pagamentos global totalmente descentralizado. Basicamente, o preço das moedas digitais varia segundo a boa e velha lei da oferta e da demanda. Ou seja, nas épocas em que as criptomoedas ganham mais atenção, é normal que a sua procura aumente por parte dos investidores.

  • A atividade de emissão e comercialização de moedas virtuais não é proibida, mas também não é regulada por qualquer autoridade nacional ou europeia.
  • Embora os tokens não fungíveis existam há quase tanto tempo quanto as criptomoedas, só recentemente eles ganharam a atenção do público.
  • Estas últimas acabam por se comportar como instituições de crédito “normais”.
  • Além disso, estratégias como staking e a diversificação adequada podem potencializar seus ganhos.
  • Eles consideram a $FXG a próxima altcoin 100x que pode torná-lo um milionário em 2025.
  • Esta é, em nossa opinião, uma prática que deve deixar os investidores de pé atrás, desconfiados.
  • Diferentemente de ações de empresas, as criptomoedas não são negociadas nas bolsas de valores.

Contudo, existem milhares de outras criptomoedas, como o Ethereum, a Binance Coin, o Cardano, entre muitas outras, cada uma com características e funcionalidades únicas. Neste artigo, exploramos tudo o que precisas de saber sobre criptomoeda, como investir de forma inteligente e quais os cuidados a ter em conta, sobretudo para os investidores portugueses. O Ripple (XRP) é um protocolo de pagamento distribuído criado em 2011, e a moeda desse sistema é a XRP. Uma característica da plataforma Ripple é suportar na sua rede outros tokens representando moedas tradicionais e até outros bens.

Ainda tem dúvidas sobre como investir em criptomoedas? Fique de olho nesses detalhes:

Na Bit2Me, a adoção de investimentos em cripto entre os jovens confirma esta tendência. Com uma interface acessível e ferramentas educacionais, a empresa tem desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso ao ecossistema blockchain. Dados mostram que investidores mais jovens veem as criptomoedas como uma reserva real de valor para o futuro.

Verifique a capitalização de mercado

Por exemplo, a poupança conseguida com uma conta Premium, cuja mensalidade é de 8 euros, só compensa para quem transaciona mais de 1600 euros em criptomoedas por mês. Mas é possível guardar as criptomoedas na bolsa cripto onde foram compradas, sem necessidade de usar uma “wallet” externa. As moedas virtuais são armazenadas pelo site, e se o investidor perder o acesso à conta tem forma de a desbloquear, já que é o site que gere as chaves privadas. A interação com estes sites é semelhante à que o consumidor tem com o seu banco online, por exemplo, ao qual acede com um nome de utilizador e uma palavra-passe, entre outras medidas de segurança.

  • Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes.
  • Com a evolução do setor e a crescente aceitação institucional dos ativos digitais, espera-se que esta tendência ganhe ainda mais força nos próximos anos.
  • Retornos passados não significam retornos futuros, e o investimento em ativos digitais é de alto risco.
  • Você está usando o mercado alavancado, portanto, está colocando mais dinheiro do que você realmente tem na conta.
  • Bitcoins surgem conforme os milhares de computadores que formam essa rede conseguem resolver problemas matemáticos complexos que verificam a validade das transações incluídas no blockchain.
  • Com isso, o núcleo do Bitcoin é reconhecido como confiável por ser neutro, transparente e previsível.

A procura por comprar criptomoedas e comprar bitcoins tem aumentado significativamente, reflectindo um crescente interesse dos investidores. Além disso, as criptomoedas estão cada vez mais a ser utilizadas como reserva de valor e como forma de pagamento. Quando uma empresa entra na Bolsa de Valores, o mercado diz o quanto ela vale por meio da definição do preço. Na prática, o valor de mercado é o preço da ação multiplicado pelo número total de ações que a empresa tem na Bolsa.

Como escolher as plataformas adequadas para investir em criptomoedas

  • Mas o investidor deve certificar-se de que as corretoras estão, de facto, a comprar as criptomoedas e não a investir em produtos financeiros que tentam replicar as variações das moedas virtuais.
  • Isso pode ser baseado em análises de mercado, previsões de preço, ou simplesmente um valor de venda fixo que o investidor estabeleceu para si mesmo.
  • Além disso, estão no centro de uma revolução tecnológica — desde sistemas financeiros descentralizados (DeFi) até tokens não-fungíveis (NFTs).
  • O pânico contagiou todo o mercado, com as principais criptomoedas a registarem quebras de dois dígitos.
  • Então, você pode ganhar muito dinheiro, mas perder na mesma proporção”, conclui.
  • Tem até criptos bem específicas e com jeito de meme, como a GarliCoin, que homenageia o pão de alho, e a DogeCoin, baseada em um famoso meme da internet que usa a figura de cachorro da raça Shiba, do Japão.

No universo das criptomoedas, as oportunidades de investimento parecem ser infinitas. No entanto, como em qualquer forma de investimento, é essencial ter uma estratégia sólida para maximizar seus ganhos. O mercado de criptomoedas é extremamente volátil, por isso, não é prudente concentrar todo o patrimônio em um único ativo. As criptomoedas oferecem um potencial de retorno muito superior ao de investimentos tradicionais, graças à sua volatilidade.

Como declarar ETFs no Imposto de Renda 2025

Investimentos em criptomoedas

Esse é um mercado que tem se expandido cada vez mais, sendo incorporado inclusive pelo mercado financeiro tradicional. É por isso fundamental que, antes de pensar em investir, saiba o que é uma criptomoeda e como funciona este mercado. “É um lugar-comum, mas a formação e educação deveriam ser palavras a considerar por alguém que inicia o contacto com investimentos em criptomoedas”, salienta Pedro Borges.

  • Se for alvo de phishing ou de alguma forma perder o acesso à wallet, não terá quem responsabilizar.
  • Escolhida a “bolsa cripto”, abra uma conta para começar a transacionar.
  • O prazo para a prescrição de dívidas pode variar entre seis meses e 20 anos, dependendo do tipo de serviço ou do bem em questão.
  • Os relatórios indicam que mais de 6.000 traders já receberam contas financiadas em todo o mundo.
  • A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
  • Portanto, o ideal é investir apenas um dinheiro que não lhe faça tanta falta em casos de perdas.

Como o próprio nome sugere, stablecoins são um tipo de criptomoeda com preço estável. Elas são projetadas para manter seu valor fixo atrelado e são usadas principalmente por aqueles que desejam, temporariamente, se afastar da volatilidade. Como mencionamos antes, cada blockchain tem sua própria infraestrutura DeFi, embora muitas plataformas optem por serem implantadas em vários blockchains diferentes. Por esse motivo, o cenário DeFi é uma espécie de toca do coelho, e pode ser difícil ficar por dentro de cada novo desenvolvimento e inovação. Com um cenário de serviços em rápida expansão, a DeFi apresenta diversas oportunidades de investimento, com muitas sendo genuinamente lucrativas, enquanto outras acabam sendo menos atraentes do que parecem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *